O que andar de bicicleta pode nos ensinar para a vida? Que não importa quantos tombos a gente leva, se a gente levanta e continua tentando, pegamos o jeito e nunca mais paramos! A vida é assim também, em nossa caminhada teremos diversos tombos e machucados, mas seguir levantando é a melhor escolha. E é isso que Igor Arantes Capassi, de 21 anos e colaborador da BykeStation, start up do BioGrupo, veio nos ensinar na história de hoje. 

Mesmo novo, Igor já trilhou um caminho incrível! E quem disse que idade quer dizer algo, não é mesmo? Nossa idade nada importa quando estamos focados e sabemos onde queremos chegar! Nascido em Cruzília, uma pequena cidade de pouco mais de 15.000 habitantes do interior de Minas Gerais, Igor Arantes se mudou quando pequeno para Curitiba e está por aqui desde então; hoje está no segundo ano de administração e é técnico em logística. 

Igor conta que desde pequeno era muito tímido, e isso fazia com que ele não saísse muito de casa ou brincasse na escola, e por não fazer muita coisa, ele acabou ficando acima do peso para sua idade e com isso foi diagnosticado com colesterol elevado. Mas a solução foi encontrada: sua mãe o colocou na natação. Além de ajudar na questão do colesterol, o esporte também o ajudou a vencer sua timidez! 

Ele começou a nadar com 11 anos e a partir disso o assunto “natação” ficou sério. Igor chegou até a ser convocado para o Campeonato Sul Brasileiro de natação, com atletas do Brasil inteiro. Porém, quando mais velho precisou deixar a natação e focar em outras coisas. Determinado em conseguir seu próprio dinheiro e se sustentar sozinho, começou a trabalhar no escritório de advocacia de seu pai. Porém, depois de uns meses, percebeu que essas áreas muito burocráticas não fazem o seu tipo: “Eu gosto de ter um problema e resolvê-lo. De coisas práticas, sem muita enrolação.” 

E como o Igor foi parar na BykeStation? A resposta é muito legal: novamente ele teve a ajuda do esporte! 

Antes de contar a história, vamos recapitular: a BykeStation é uma start up, integrante do BioGrupo, que criou uma estação automatizada que fornece equipamentos para bicicletas e ciclistas, de forma fácil e rápida, 24h por dia. 

Igor, conforme foi crescendo, se distanciou dos esportes e ao entrar no ensino médio voltou a ter problemas de saúde. Porém, como ele já havia passado por isso, resolveu não dar sorte ao azar. Por influência e apoio de seu pai triatleta, começou a fazer triathlon. O atleta conta que conseguiu fazer algumas boas provas, porém, depois de um tempo focou no ciclismo e foi aí que a  BykeStation apareceu. 

Em uma das provas, o jovem ciclista conquistou o terceiro lugar e foi presenteado com um brinde da BykeStation. Então, ele começou a acompanhar a empresa nas redes sociais e viu que precisavam de um novo membro, então mandou seu currículo. O resultado? Logo após ter feito a entrevista, foi chamado para integrar a equipe. A vida sabe o que faz, não é mesmo? 

Igor admite que, a princípio, foi um choque lidar com as máquinas, pois era algo totalmente diferente para ele, mas logo pegou o jeito e aprendeu a resolver os problemas e desafios que o novo trabalho trouxe. Hoje, já faz 2 anos e meio que ele faz parte do time e, para ele, cuidar da parte da operação da empresa é um grande desafio, pois a operação está em contato direto com o cliente e se ele errar, toda a empresa pode pagar por isso, o que torna o seu cargo fundamental e faz com que ele esteja sempre atento aos detalhes da empresa, para que tudo ocorra conforme o planejado. 

Pode parecer desgastante, mas ele afirma que desde que começou a trabalhar com isso, tornou-se uma pessoa muito mais responsável, proativa e que segue buscando crescer, sem contar da timidez, que conseguiu vencer. “São coisas pequenas que acabam tomando tempo, porém todas são essenciais para o meu crescimento”, ele completa. 

Pergunto o que ele pensa sobre seu futuro e o da empresa e ele responde: “Meu sonho desde criança foi ser policial, sonho que irei buscar mais além, quando puder me dedicar para isso. Quando terminar a faculdade pretendo voltar a praticar esportes. E para empresa, acredito que o maior objetivo é criar um modelo de negócio sustentável e rentável para expandir para todos os estados brasileiros e estarei aqui para ajudar a alcançar este objetivo.”

Para finalizar, peço para ele deixar um recado: “Faça o que você gosta e o trabalho ficará muito mais fácil, e nunca deixe de fazer algo por medo do que pode acontecer.”

Muito obrigado pela história e palavras, Igor!