Quantas e quantas vezes ouvimos histórias de pessoas que começaram sua carreira profissional pelo caminho que acreditavam ser sua vocação e em certo momento percebem que ainda estão por descobri-la? 

E quantos são os que entram em uma empresa porque ali havia uma vaga de emprego, sem atuar com o que realmente os move? Nem todos para não dizer poucos acertam de primeira ou tem logo uma boa oportunidade. 

O que acontece, então? A pessoa inicia em uma profissão e pensa que deve continuar nesse caminho, mesmo sem gostar, muitas vezes porque, se continuar, terá retorno financeiro mais rapidamente, e ela precisa disso para conseguir dar conforto à sua família. Quando se dá conta, anos se passaram e não realizou o sonho de viver seus dias trabalhando em algo que acredita.

Verdade para muitos, não é mesmo? Mas não no BioGrupo. Não é nem um pouco interesse da holding criar engessamento. Pelo contrário. As palavras que pautam são outras. Mobilidade. Mudança. Evolução. A regra é nunca ser igual ao que foi no dia anterior. Há espaço para aprender coisas novas e se aventurar por diferentes caminhos. 

Por haver empresas de diferentes ramos de atuação e com vagas para diferentes funções, é possível se encontrar profissionalmente mudando de uma área para outra ou de uma empresa para outra dentro do próprio grupo. 

Um bom exemplo de quem aproveitou a oportunidade de se encontrar profissionalmente é a Jessica, colaboradora da Fazenda Contabilidade. Estudante do quarto período de ciências contábeis, começou na empresa pela área fiscal e com o tempo passou a atuar no Marketing da Fazenda, Plug e Córdova Advogados, mais precisamente, no endomarketing. Desenvolve novos procedimentos de valorização e motivação internamente e contribui também na área de Sucesso do Cliente. 

Acompanhe a seguir a entrevista com ela, em que conta sobre sua história dentro do grupo e compartilha o que acredita: 

 

BIOGRUPO  Como foi sua trajetória na Fazenda Contabilidade?

JÉSSICA  Entrei como estagiária no departamento fiscal. Nunca havia tido contato algum com a prática da contabilidade. Tudo o que eu sabia era o que havia visto até o segundo período de contábeis. Então foi uma chuva de conhecimento e coisas novas. Aprendi sobre os regimes, como funciona a rotina contábil e fiscal das empresas, alguns cálculos para apuração, por aí vai. 

Pouco tempo depois, já participei do projeto de processos e manuais, em que buscamos padronizar os procedimentos, deixar tudo mais organizado, física e digitalmente. Com isso, fui aprendendo um pouco mais sobre a rotina de cada setor. Minha efetivação aconteceu em janeiro, três meses depois da minha contratação. Naquele momento, assumi também o nosso Customer Sucess.

Em abril, fui para a legalização de empresas, sendo responsável por modelar todo a rotina da parte das licenças no sistema. Depois, tive oportunidade de ir para a área do Marketing e Customer Sucess. Todos os meus dias são diferentes, aprendendo coisas novas, conhecendo gente nova. Eu me sinto autônoma para buscar e criar soluções que impactam os nossos resultados. Fazer esse overview é gratificante demais!

 

Conte mais sobre esse início na área de marketing.

Comecei de leve. Ao longo do tempo, fui tendo mais contato com a equipe da Motion Publicidade, que me orientou muito. Conforme ia nos eventos relacionados à área, eu percebia que precisava me dedicar cada vez mais nisso. 

Com o tempo, fui colocada full time no departamento de Marketing. Foi bem legal. Hoje, trabalho muito com endomarketing, desenvolvendo novos procedimentos de valorização e motivação para o pessoal. Estou com o marketing da Fazenda, da Plug e recentemente, da Córdova Advogados. Tem sido o meu maior desafio até o momento. 

 

BIOGRUPO  Quais são seus sonhos na carreira?

JÉSSICA Trabalhar como gestora com desenvolvimento de pessoas. Sou convicta de que os colaboradores são os primeiros clientes da organização. São eles que fazem a empresa ser o que é. Quero um dia ser modelo de gestão para alguém assim como meus gestores foram e são para mim.

Pretendo deixar um bom legado por onde eu passar, buscar sempre ser referência de excelência na área em que eu atuo, ou na área que eu for atuar, porque também aprendi aqui dentro que a única coisa permanente é a mudança e eu sou prova viva disso.  

 

BIOGRUPO  Você tem alguma lição de vida que queira compartilhar?

JÉSSICA O que mais tem permeado minha mente nos últimos dias é uma lição que aprendi com o Dr. Onildo (nosso CEO) e com o Edu: “se você não se ajuda, nem Deus te ajuda. Precisamos ir com o pé para Ele colocar o chão.”

 

BIOGRUPO  Se pudesse dar um conselho a um colaborador, qual seria?

JÉSSICA  Faça as coisas ao seu tempo e à sua maneira. A vida não é uma disputa, mas sim uma constância que necessita de evolução. Se você tentar acelerar uma lagarta para sair do casulo, a borboleta não sobreviverá. Por isso, devemos respeitar nosso tempo, nossos valores, princípios e objetivos, crentes de que há lugar ao sol para todos.