Empresa experimenta projetos de liderança para colaboradores

No meio empresarial, é comum que surjam novas formas de incentivar colaboradores a assumirem uma postura mais autônoma dentro da equipe, deixando de lado a antiga relação patrão-funcionário, onde as decisões e ideias seguiam caminho unilateral. A Fazenda Contabilidade, primeiro escritório de contabilidade a ser inaugurado no município de Fazenda Rio Grande, encontrou uma forma inovadora de incentivar este espírito proativo dentro da equipe: a implementação de projetos liderados pelos próprios colaboradores.

O que isso significa, na prática, é que os colaboradores têm a oportunidade de assumir papéis de liderança dentro de projetos ligados – ou não – à sua área de atuação. Um profissional da área administrativa, por exemplo, poderia aprender a utilizar uma nova ferramenta de gestão em marketing e liderar um projeto de implementação na empresa, orientando seus colegas e compartilhando sua expertise. É um formato horizontal e sustentável de trabalho, onde o conhecimento é distribuído para a evolução do time de maneira geral.

Na Fazenda Contabilidade, o colaborador Diego Furioso foi o responsável por um dos primeiros projetos desenvolvidos neste formato. Diego atua no setor administrativo externo e passa grande parte de seu dia fora da empresa,  mas ainda assim topou assumir a responsabilidade pelo setor de informática dentro da Fazenda. Nesta nova função, começou como um braço direito do irmão-e-quase-homônimo, Diogo, antigamente responsável por conciliar os setores fiscal e contábil com a assistência técnica interna de informática.

Diego (o com “e”), somente o auxiliava a cumprir a grande demanda de serviços. Assumiu as tarefas mais simples do irmão, já que tinha apenas um conhecimento básico de informática, mas logo foi buscar cursos e vídeo aulas para desenvolver sua habilidade, que, segundo ele, se tornou uma nova paixão.

Diego agora atua na área de T.I há mais de um ano, além da função de administrador externo. Sobre os projetos, Diego conta: “A ideia surgiu com o Eduardo (um dos sócios da Fazenda), e no começo foi estranho, porque era tudo muito novo para nós. Encarei como um desafio e acabei ganhando muito aprendizado. Vieram muitas dúvidas, também, mas hoje os projetos vão bem e são feitos de forma mais profissional, com o cumprimento de metas”.

Segundo Diego, o “Projeto T.I” foi um dos grandes destaques desde sua entrada na empresa. “Hoje, a informática é a nossa principal ferramenta de trabalho. Tudo tem que estar funcionando perfeitamente, e por isso este projeto trouxe melhorias em questão de manutenções, organização e agilidade nos processos. Não dependemos mais de terceiros para realizar manutenções: todo reparo e suporte é feito por mim e pela equipe do projeto”, conta.

Além da Fazenda Contabilidade, outras empresas da holding BioGrupo, como a Motion Publicidade, também apostam nos projetos para incentivar seus colaboradores e fazer com que eles experimentem posições de liderança.