Com seus fones de ouvido, a cabeça ou a perna balançando delicadamente no ritmo da música e com uma expressão um pouco séria enquanto digita rapidamente… É assim que Rafaela Paluch, 19 anos, a social mídia da Motion Publicidade, cria seus vários posts, pautas e o que mais pedirem, para os seus mais variados clientes. Criando para clínicas de estética a pizzarias, de hospitais até mecânicas, versatilidade é o sobrenome da Rafa e também dessa profissão chamada Publicidade.

E assim como as outras profissões, a publicidade também tem seus estereótipos: as pessoas veem os publicitários como pessoas super estilosas e despojadas, viciadas em redes sociais, café e energético, adeptas das tatuagens, dos piercings e dos cabelos coloridos, assim como acreditam que todos somos super falantes, engraçados e extrovertidos. E a Rafa mostra que não precisa se encaixar nestes estereótipos para ser uma boa publicitária. 

Tirando a parte do estilo (somos estilosos mesmo), a publicidade e a maioria de seus profissionais não seguem estes estereótipos e também não ligam para isto, estão mais preocupados em C R I A R. Sabe aquela frase “não julgue um livro pela capa”? Vou parafrasear e criar a frase: “Não julgue uma pessoa pelo sua cara de séria”. Pois, a Rafa, mesmo com um perfil mais quieto e reservado, nunca deixou de ajudar quando pedem ou até quando não pedem, nunca deixa de contribuir com ideias, referências e dados, e sempre brinca, dá risada e se diverte com todos da agência. 

E a Rafa nunca foi de seguir estereótipos mesmo, desde pequena ela foi ela. Rafa nos conta que cresceu sendo filha única e que era uma criança mais na dela, então aprendeu a aproveitar bastante sua própria companhia, como quando lia seus livros ou brincava sozinha de boneca e criava as mais mirabolantes histórias para elas. Porém, como dito antes, a Rafa nunca foi de rótulos, então quando não estava brincando de boneca, também jogava futebol e fazia parte do grupo de escoteiros. Para ela, uma das coisas que mais gostava de fazer quando estava com os escoteiros era escalar nas árvores com os garotos e ficar se balançando. 

Como sempre gostou de participar de “brincadeiras de garotos”, ela foi rotulada como uma “menina moleca”. Mas quem disse que ela se importou? Rafa apenas continuou fazendo o que queria, assim como deve ser! 

E nessa de fazer o que quer sem ligar para os olhos a sua volta, a Rafa foi construindo e trilhando seu caminho até chegar na área onde se encontra, a Publicidade. Hoje, está no terceiro ano de publicidade e já está vivendo as diversas dúvidas, mudanças e descobertas que esta fase da vida traz. Por exemplo, hoje ela é social mídia, mas ela nos conta que decidiu fazer o curso por causa da parte audiovisual, “achei que ia entrar em publicidade e, pronto, agora sou uma cineasta”. Algumas vezes, o que queremos não sai como o esperado e pode ser a melhor coisa que nos acontece! 

É assim que vamos nos descobrindo: tentando, aprendendo e indo atrás. É importante lembrar, você não está falhando quando está aprendendo! 

Estamos sempre em constante mudança, aprendizado, evolução e amadurecimento enquanto buscamos pelo lugar onde queremos estar e buscamos por nós mesmos também. A Rafa também está vivendo esta busca. Hoje, ela vive seu primeiro estágio em uma agência de publicidade, já completou mais de um ano na Motion Publicidade, mas antes disso viveu sua primeira experiência profissional em um startup.

Esta startup era voltada ao e-commerce, lá a Rafa cuidava de uma parte mais técnica do marketing, como SEO, busca por palavras chave, link building e por aí vai. O bom das primeiras experiências profissionais é que você descobre exatamente o que quer fazer e o que não quer. E a Rafa descobriu que esta parte mais técnica não era sua praia. Mas um pouco antes de deixar seu primeiro trabalho, Rafa conta que sua chefe passou a responsabilidade de cuidar do instagram da empresa para ela; este foi o primeiro contato de Rafa com o universo dos Social Mídias e aí uma luz acendeu dentro dela. 

Outra experiência que ajudou a alimentar essa luz dentro de Rafa veio de alguém bem próximo dela: sua mãe! A mãe de Rafa abriu um pequeno negócio e recrutou a filha para cuidar das redes sociais do empreendimento. E como a boa filha (e publicitária) que é, começou a administrar e criar o conteúdo para as redes sociais do negócio e percebeu que, agora, estava surfando na praia certa. Sem saber, a mãe de Rafa a ajudou ainda mais a trilhar seu caminho. 

E tudo isto trouxe a Rafa para onde ela está hoje: 1 ano e 2 meses do seu primeiro estágio em um agência de publicidade, prestes a ser efetivada. E é possível dizer, e perceber, que ela está se encontrando bastante nesta fase de sua vida. Por exemplo, ela já identificou uma de suas coisas favoritas em ser social mídia: 

“Você pode se tornar outra pessoa, porque você tem que entrar na vibe daquele cliente, sabe? Cada cliente tem uma persona e eu me torno essa persona para escrever o conteúdo do cliente em questão. Acho isso muito legal, de verdade. Por exemplo, quando cuido da conta de um cliente médico meu, eu já tenho que ser mais séria, mais direta. Agora quando estou cuidando da conta de uma pizzaria, já posso ser mais engraçada, fazer piadinhas, até mandar memes e gifs. A gente é a marca naquele momento e eu acho muito interessante em pensar em como essa marca iria se comunicar.” 

Ela também já começou a perceber a sua evolução no âmbito pessoal e profissional. Pessoalmente, Rafa nos conta que já conseguiu vencer a timidez e a vergonha, já que no seu primeiro estágio ela costumava ficar muito mais na dela, e na Motion conseguiu deixar isso de lado e perceber como a interação e a conversa são importantes; com isto, também aprendeu a trabalhar em equipe e a lidar com as diferenças que um ambiente de trabalho traz junto com ele. 

Profissionalmente, Rafa conta que aprendeu a ter o timing das agências, pois antes ela levava o dobro de tempo com suas tarefas, então começou a trabalhar sua organização, responsabilidade e otimização de seu tempo. Além disso, comenta também que aprendeu a pensar de uma forma publicitária, deixar o achismo de lado e buscar por métricas e resultados, não apenas criar por criar. 

Estes são só alguns dos vários pontos positivos que a Rafa desenvolveu e a certeza de que ela desenvolverá muitos outros, é absoluta! Para o seu futuro, ela pretende realizar uma pós graduação com algo relacionado à área de marketing digital e continuar crescendo como social mídia, pois para ela, “é uma área ainda muito nova, mas que eu acredito que tem muito potencial.” 

Mesmo incorporando as diversas personas de seus clientes, a Rafa continua sendo ela mesma e esta é uma das razões por ser tão boa no que faz. O que a Rafa nos ensina com sua história é: faça o que você quiser e foque em seu caminho, independente dos rótulos e estereótipos, que você se encontrará e chegará onde deseja. Rafa, muito obrigado por sua história e contribuição, e que você continue sendo assim: você mesma!